top of page

Uma palmeira que electrifica as deslocações de casa para o trabalho

Updated: Jul 20, 2022


Protótipo da Solar Car Charging Palm encontra-se nas instalações da Apametal, em Rio de Mouro

 

À primeira vista pode parecer uma peça de arte urbana, mas a estrutura em formato de folha de palmeira que Bruno Moreira pretende espalhar pelo mundo tem uma aplicação muito prática: garantir carregamentos rápidos e sem custos para viaturas eléctricas através da energia solar gerada pelos painéis fotovoltaicos instalados naquilo a que o responsável pela SBFC Hightech chamou Solar Car Charging Palm.

Habituado há muito a conduzir automóveis eléctricos, com todos os desafios decorrentes de viajar entre Portugal e a Alemanha, onde vive e trabalha há muitos anos, o empreendedor explicou ao NOVO que as dúvidas quanto à capacidade de as redes eléctricas darem resposta ao aumento do número desse tipo de veículos lhe serviram de inspiração. “Dependerá das zonas e das localidades, e da idade das infra-estruturas. Em Portugal, nos bairros mais populosos de Lisboa, provavelmente haveria problemas se puséssemos carregadores em todo o lado”, diz.

Certo é que essa dificuldade serviu para identificar uma oportunidade de negócio. “Tudo isto começou a criar na nossa cabeça a ideia de criar um produto que fosse independente das redes e que permitisse fornecer um carregamento mais acessível e estável, em termos de tecnologia, para um país como o nosso”, diz. Tornou-se claro que a solução passaria por tirar partido da energia solar para suprir as necessidades de carregamento de quem faz deslocações entre casa e trabalho. E que não precisa de percorrer mais do que 100 quilómetros diários nessas viagens de ida e volta. Com base nos painéis fotovoltaicos bifaciais que a SBFC Hightech desenvolveu na Alemanha, Bruno Moreira e os seus sócios conceberam uma alternativa de carregamento rápido, numa hora ou duas, que garantem não sobrecarregar a rede eléctrica ao mesmo tempo que não acarreta despesas adicionais a quem a compra e abre portas a que os utilizadores nada tenham de pagar.

Pode ficar a conhecer todos os detalhes desta tentativa de revolucionar a mobilidade eléctrica e a estratégia de Bruno Moreira para obter clientes dentro e fora de Portugal na edição impressa do NOVO, nas bancas desde esta sexta-feira. E ainda saber onde se encontra o protótipo da “palmeira” que será visitado por turcos e brasileiros nos próximos dias.


Veja a notícia no Jornal NOVO SEMANÁRIO:

JORNAL NOVO SEMANARIO - SCAN
.pdf
Download PDF • 5.51MB

Fique a conhecer melhor o Solar Car Charging Palm aqui:

PRESS RELEASE Solar Car Charging Palm SBFC EN
.pdf
Download PDF • 6.58MB


62 views0 comments
bottom of page